quarta-feira, 7 de abril de 2010

CASA CHEIA NO PRIMEIRO DIA DO FESTIVAL DE TEATRO DA AMAZÔNIA MATO-GROSSENSE


Entusiasmo, euforia e grande público. Assim foi a primeira noite do Festival de Teatro da Amazônia Mato-grossense, promovido pelo Teatro Experimental de Alta Floresta. O espetáculo ‘Dom Quixote’ do grupo anfitrião (Teatro Experimental) abriu o festival. O evento acontece até sábado (10) e, além de espetáculos, estão acontecendo também duas oficinas teatrais. A primeira delas, de Dramaturgia, é orientada por Tânia Capel que além de filóloga e atriz, faz parte do Núcleo de Fazimento da Cena em São Carlos/SP. Já a oficina de Interpretação e Consciência do Ator é coordenada por Amauri Tangará que é ator e diretor de teatro e cinema residente em Chapada dos Guimarães/MT.

Hoje às 15h a Cia Teatral Atos & Cenas de Lençóis Paulista/SP apresentará o espetáculo ‘Quero a Lua’ que desde 2005 tem circulado por todo o interior paulista. O espetáculo tem linguagem de desenho animado e discute questões sérias como amor, amizade, solidão, ambição, morte, hierarquia, tolerância e impaciência tratado com bom humor. A noite as luzes de acendem para “Cafundó – onde o vento faz a curva” da Cia D'Artes do Brasil com Amauri Tangará. A peça foi dirigida pela global Regina Duarte e há 20 anos tem sido apresentado em festivais na América Latina, Europa (especialmente Portugal) e África.

Ainda se apresentarão durante o Festival de Teatro a companhia cuiabana Thereza e João, com a peça “Fião e Fiota” no dia 08/04 às 15h, “Cidade dos Outros” da Cia Pessoal de Teatro no dia 08/04 às 20h, também da capital mato-grossense.

Na sexta-feira (09/04) às 14h acontece o “Tertúlia Teatral” onde os artistas das peças encenadas e outros fazedores de teatro irão debater, a partir das provocações do ator e diretor Hélvio Tamoio do Núcleo de Fazimento da Cena de São Carlos/SP suas produções e a política teatral. A noite o teatro soteropolitano poderá ser visto pelo público de Alta Floresta. O grupo Território Sírius de Teatro apresentará “Seu Bomfim” às 20h.

No último dia do festival (10), durante todo o dia acontecerá o VII Seminário de Cultura de Alta Floresta, no Museu da História Natural de Alta Floresta. A temática deste ano é ‘Cultura e Sociedade: Revelações’. E encerrando o grupo Troupp Pas D'Argent, do Rio de Janeiro apresentará o espetáculo “A Cidade das Donzelas”.

O Festival de Teatro da Amazônia Mato-grossense conta com o patrocínio do Governo do Estado de Mato Grosso através do Fundo de Fomento à Cultura da Secretaria de Estado de Cultura, da Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Cultura e Juventude, comércio local e imprensa em geral.



Fonte: Assessoria Teatro Experimental de Alta Floresta

Nenhum comentário:

Postar um comentário